Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar, Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, são 7.157 habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.

   00:00:00

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024: Prefeitos eleitos nas cidades gaúchas com Segundo Turno em 2024


No último domingo (27), os eleitores de cinco cidades gaúchas e mais 46 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores retornaram às urnas em segundo turno, para escolher prefeitos. A seguir, os resultados do RS.

Em Porto Alegre, Sebastião Melo, do MDB, foi reeleito prefeito, com 61,53% dos votos, à frente de Maria do Rosário (PT), com 38,47%. Em Canoas, cidade vizinha à Porto Alegre, Airton Souza, do PL, obteve 52,12% e venceu Jairo Jorge, do PSD (47,88%).

Em Caxias do Sul, na Serra, Adiló Didomenico, do PSDB, foi reeleito com 51,38%, superando Scalco (PL), com 48,62%. Em Pelotas, na Zona Sul, em apuração acirrada, o candidato do PT, Fernando Marroni, foi o vencedor, com 50,36% dos votos, pouco mais de 1000 votos a frente de Marciano Perondi, do PL, com 49,64%. E, em Santa Maria, na Região Central, Rodrigo Decimo (PSDB) venceu com 54,50% dos votos, superando Valdeci Oliveira, com 45,50%.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral / Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário