Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar, Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, são 7.157 habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.

   00:00:00

domingo, 24 de novembro de 2024

CULTURA: Grupo de Dança Vem Dançar, de Lavras do Sul/RS, tem grande participação em festival de dança internacional


FOTO: Ane Rose / Arquivo Pessoal / Facebook
 

O Grupo de Dança Vem Dançar, de Lavras do Sul/RS, conquistou 17 prêmios na edição de 2024 do Festival Internacional "Dançando na Fronteira da Paz", realizado neste fim de semana (22 e 23), em Santana do Livramento/BR e Rivera/UY. Ao todo, o grupo de dança, coordenado pela coreógrafa Ane Rose Lopes Silva, com várias integrantes presentes, obteve 7 primeiros lugares e 5 segundos lugares. 

A bailarina Maria Cecília, de 8 anos, foi premiada como Bailarina e Coreografia Infantil, além de ganhar uma vaga para intercâmbio internacional entre Uruguai, Argentina e Paraguai, e uma classificação para uma profissionalização de dança na Europa em 2025, por conta de sua  coreografia "Solo da Boiadeira".

Parabéns a todo o Grupo Vem Dançar por encantar e encher os lavrenses de orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário