Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar, Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, são 7.157 habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.

   00:00:00

terça-feira, 19 de novembro de 2024

EDUCAÇÃO: Feira Cultural Afro-Brasileira na Escola Dr Cláudio Teixeira Bulcão (19/11)

Hoje (19/11) durante todo o dia acontece na Escola Dr Cláudio Teixeira Bulcão uma Feira Cultural Afro-Brasileira. Um evento que celebra e valoriza a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira, destacando suas contribuições para a identidade nacional e que é a culminância do Projeto desenvolvido pelo professor Samuel Fonseca.

Essa mostra inclui apresentação de trabalhos dos alunos das Escolas Odessa Petrarca e Dr Cláudio Teixeira Bulcão, bem como atividades artísticas, educativas e interativas que exploram tradições, histórias e expressões culturais afrodescendentes, apresentação de instrumentos e história da Capoeira com o Professor Paulinho e conversa sobre religião com a Professora Elenara Biagi.

A Mostra fica aberta durante todo o dia.

FONTE DAS INFORMAÇÕES E DAS IMAGENS: Gentilmente cedidas pelo Prof. Samuel Fonseca.






Nenhum comentário:

Postar um comentário