Lavras do Sul foi emancipada de Caçapava do Sul em 9 de maio de 1882. O atual território do município surgiu pela formação das Missões Jesuíticas, com a presença dos índios Guenoas, e também pela mineração do ouro. O núcleo populacional surgiu em 1825, mas antes desta data, já havia a circulação de europeus e bandeirantes, atrás de notícias da existência do ouro na região. A cidade surgiu a partir de um núcleo populacional centralizado na Igreja Matriz de Santo Antônio. No auge da mineração e do funcionamento de uma unidade da Brigada Militar, Lavras do Sul chegou, entre 1930 e 1960, mais de 13 mil habitantes. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, são 7.157 habitantes. Povos das mais diversas etnias compõem a população lavrense. O Município de Lavras do Sul se divide em dois distritos: Sede e Ibaré. Localizada no Sudoeste do Rio Grande do Sul, entre Bagé e Caçapava do Sul, Lavras do Sul tem 2.600 km² de área, altitude média de 300 m e tem um vasto complexo de campos nativos, ambiente com diversas e belas paisagens. A Sede é banhada pelo Arroio Camaquã das Lavras. O clima é frio e úmido de maio a setembro. Lavras do Sul está distante de Porto Alegre a 320 km. A ERS-357 é a principal ligação rodoviária de Lavras do Sul com o RS. A ligação com Bagé merece atenção, pois ainda não foi asfaltada. Nos últimos anos, as novas tecnologias são instaladas no município. A base da economia lavrense é o Agronegócio, mas o comércio, serviços e turismo crescem cada vez mais. Há a possibilidade de instalação novos empreendimentos, relacionados à mineração e à energia eólica, podendo gerar divisas a Lavras do Sul. A Praia do Paredão, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Turismo na Zona Rural e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes são algumas das mais importantes atrações turísticas da cidade. O Carnaval, as Semanas Farroupilhas de Lavras do Sul e Ibaré, a ExpoLavras, o OuroDança, a FELAIC e o Torneio Interblocos são os principais eventos realizados ao longo do ano. Pode-se dizer que Lavras do Sul é uma "grande família", com uma cultura peculiar e povo pacífico, que acolhe seus visitantes. Há uma forte cultura tradicionalista e carnavalesca em Lavras do Sul. O Carnaval Lavrense é considerado o melhor da região.

   00:00:00

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

REGIÃO: Festa do Azeite de Oliva 2024 oferece experiências turísticas inéditas



Antigo caminhão militar, que pertenceu ao exército brasileiro, atualmente é adaptado para o transporte de turistas - CRÉDITO: Arquivo / ET Caçapavano

Passeios com momentos sensoriais e gastronômicos no Pampa Summit, além de um tour a bordo de um antigo caminhão militar, são algumas atrações.

Experiências turísticas que prometem encher os olhos. Esses são os roteiros que estarão disponíveis durante a Festa do Azeite de Oliva de Caçapava do Sul, que acontece no Largo Farroupilha, no próximo final de semana, dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. É um momento privilegiado para que os consumidores possam conhecer melhor essa terra, saborear os produtos locais, degustar as marcas de azeite caçapavanas e, claro, fazer passeios turísticos. 

Reconhecida em 2023 como Geoparque Mundial pela Unesco pela condição ímpar de seu patrimônio natural e cultural, com uma impressionante geografia que contempla o visitante com formações rochosas únicas, Caçapava do Sul tem 10 marcas de azeite - Prosperato, Vila do Segredo, Don José, Alma do Segredo, Costi Olivos, Nuance, Guaritas, Cerro dos Olivais, Olivas São Pedro e Olivas da Coxilha - e contará, em breve, com mais dois pomares implantados, aumentando o número de produtores. A festa é também um momento de reunir expositores, 33 no total, que estarão comercializando produtos ligados ao Geoparque, os chamados geoprodutos-entre artesanato e agricultura familiar.

Para a artesã e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Caçapava do Sul, Rosa Ruschel, a expectativa é de excelência: “sempre acreditamos no nosso segmento. Priorizamos os artesãos selados pelo Geoparque Caçapava, e no sábado, dia 30 de novembro, teremos um lançamento de geoprodutos da nova coleção, quando 20 dos 33 expositores estarão mostrando suas novas criações. A agricultura familiar também é um ponto fortíssimo da festa, com produtos como geleias, pães, doces e queijos”, diz. Ela se refere ao evento Programa Geocapacita, que oferecerá a palestra Local x Global: do Bioma Pampa à Passarela, que será ministrada pela empresária Luciana Bulcão, da Dona Rufina, além do lançamento do catálogo de produtos do geoartesanato. 

Mas a geração de conhecimento não para por aí. Uma das novidades desta edição é o Pampa Summit, que também acontece no sábado, dia 30. Aberto ao público e gratuito, a primeira edição do evento mostrará alguns projetos que estão em andamento para fomentar o desenvolvimento regional, reunindo lideranças, autoridades e especialistas por meio de palestras e vídeos. A parte turística é outra atração: um tour pela cidade envolverá momentos sensoriais e gastronômicos, passando pelo Forte D. Pedro II, Pedra do Segredo, Olivais Alma do Segredo e Pousada Vila do Segredo. 

Segundo a administradora da Unipampa, Renata Miranda, o Pampa Summit surgiu a partir do Grupo Inova RS Fronteira Oeste e Campanha, em Missão no South Summit 2024 em Porto Alegre. “Nossa ideia é fazer um evento que seja capaz de contemplar as cidades da Fronteira Oeste e Campanha para apresentar projetos que busquem fomentar a inovação e o empreendedorismo, principalmente nos eixos de agronegócio e turismo”, acrescenta.

Tour em um caminhão militar

Outro passeio, desta vez no domingo, dia 1º, também promete encantar turistas e moradores: um tour a bordo de um antigo caminhão militar. Essa experiência inédita passará pelo Olival Don José e pela famosa Toca das Carretas. O passeio, organizado pela empresa Turismo Caçapava, percorre principais pontos turísticos e apresenta a história do município, com duração aproximada de 30 minutos. Segundo o empresário Bruno Saldanha da Rosa, a intenção atender a todos os públicos, proporcionando uma viagem completa pelas raízes e belezas da 2ª Capital Farroupilha. Desde o ano passado, a empresa já atua no transporte de turistas a pontos históricos e na promoção do turismo de aventura. Além de roteiros locais, a Turismo Caçapava organiza excursões para outros municípios, regiões fora do estado e até destinos na América do Sul. Contatos: (55) 99711-1116 e (55) 99931-2511.

FONTE: Clarisse de Freitas / Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário