Representantes dos três níveis de governo, federal, estadual e municipal, ressaltaram as características empreendedoras do município gaúcho que é berço da olivicultura nacional.
A persistência e empreendedorismo dos olivicultores de Caçapava do Sul, apoiados na resiliência da comunidade e na fé no Brasil, foram chaves para que a Festa do Azeite de Oliva tivesse sua terceira edição aberta na manhã dessa sexta-feira, 29 de novembro. Essas premissas estiveram nos pronunciamentos de todas as autoridades presentes no ato, que saudaram a importância do evento e da olivicultura para o futuro do Rio Grande do Sul.
Para o representante do Congresso Nacional, deputado federal Afonso Hamm, as dificuldades impostas pela calamidade climática de maio ao Rio Grande do Sul seriam justificativas plausíveis para o cancelamento da Festa - as empresas produtoras de azeite, que já haviam colhido uma safra com quebra de 63% frente ao ano anterior, tiveram de contornar os reflexos da cheia na logística de distribuição dos produtos.
“Mas a resiliência e a ousadia dos produtores e dessa comunidade permitiram que fosse possível viabilizar o projeto da Festa. Ela é importantíssima para a retomada econômica”, asseverou Hamm, que lembrou sua longa trajetória em favor da fruticultura gaúcha.
O executivo da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Ricardo Zamora, reafirmou o compromisso institucional do Planalto com o Rio Grande do Sul, capitaneado pelo ministro Paulo Pimenta. “Demos todo o apoio necessário para essa festa e viemos trazer uma mensagem de otimismo, de fé no futuro do Brasil. Confiança que move os produtores e a organização desse evento”, detalhou.
A terceira edição da Festa do Azeite de Oliva acontece no Largo Farroupilha, região central de Caçapava do Sul, até domingo, 1º de dezembro. Nos estandes é possível encontrar alguns dos azeites locais (que são os mais premiados do país, como lembrou em seu discurso o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes). Também estão disponíveis artesanato e produtos da agricultura familiar, além de uma ampla oferta gastronômica.
Caçapava do Sul ostenta o título de Geoparque Mundial Unesco desde 2023, em função de sua geologia única. A Festa do Azeite será ponto de partida para passeios turísticos durante o final de semana, que vão unir história e belezas naturais à degustação de azeites.
Na feira acontecem, ainda, a primeira edição do Pampa Summit (na manhã de sábado) e diversos shows, incluindo Tenente Cascavel, Duca Leindecker e os tradicionalistas Jairo Lambari Fernandes, Quarteto Coração de Potro e Joca Matins. O acesso à festa é gratuito.
FONTE DA MATÉRIA: Cristiana La-Rocca.